top of page
Foto do escritorFragmentos da Pandemia

10 dicas simples para se manter saudável

Daniela Mendes e Lara Aquino



Uma lista de dicas bem simples e fundamentais para manter a saúde mental durante a pandemia.


Um ano de isolamento social, muito trabalho e aulas on line, encontros virtuais e ocupação limitada por metros quadrados, estão levando as pessoas ao stress. Para quem respeita o seu próximo, tem sido um verdadeiro sacrifício se manter longe da rua e evitar aglomerações. Mesmo para os mais caseiros faz falta o contato social já que o ser humano não é naturalmente solitário e carece do contato com seus iguais.


Uma tentativa de amenizar este problema foi organizada pela terapeuta holística Maria Tereza Naves Agrello. O grupo de meditação do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-CCO), que existe desde 2017 agora tem sessões on-line. As meditações guiadas são postadas diariamente pelo whatsapp.


A proposta se baseia em estudos que comprovam que áudios de meditação também apresentam resultados satisfatórios nas queixas de ansiedade, depressão e estresse. Sem caráter religioso, o grupo acolhe os participantes, estabelece um vínculo de presença e proximidade, minimiza o isolamento social, estimula a maior consciência de si, favorece a solitude, aquieta a mente e contribui para a modulação da ansiedade.


As sessões são abertas a qualquer pessoa. Os áudios de meditação guiada são postados de segunda a sexta e, eventualmente, aos finais de semana. Segundo Agrello, responsável pelo projeto, a meditação guiada foi pensada de forma a preservar a privacidade das pessoas. “Se a pessoa não gostar do trabalho pode sair sem se preocupar se isso vai me causar alguma coisa. Então é melhor que a pessoa esteja o mais anonimamente possível. Eu divulgando o link dou essa liberdade dela entrar e sair quando quiser”, explica.


Então se você ficou interessado em começar uma nova prática, essa é a oportunidade. Acesse o conteúdo do grupo pelo blog ou pelo whatsapp.


Dicas simples e cotidianas


Para a psicóloga Henriqueta Couto, observar a rotina e manter o foco em hábitos saudáveis já resolve e muito o problema da ansiedade e stress. Ela listou essas medidas em 10 itens que ajudam as pessoas se adaptarem à nova realidade.


  • Dê um tempo nas notícias


Se isolar não é natural do ser humano. Junte a isso o fato de que a alteração da rotina, o medo do contágio, a ansiedade por conta das incertezas que toda a situação impõe, o medo da perda de quem a gente ama, tudo isso pode desencadear quadros psicopatológicos e físicos. Então o melhor é dar um tempo das notícias, dos números, pelo menos um pouco, e tentar se ocupar com outras coisas. Estamos muito superexpostos à situação.


  • Mantenha o corpo ativo


O hábito de praticar atividades físicas dá sensação de bem-estar a nossa mente e eleva o nível de neurotransmissores responsáveis pelo nosso humor. A produção de endorfina se eleva, as tensões musculares diminuem e o hormônio do estresse fica num nível baixo. Existem vários programas de treinamento on line que dá para fazer em casa mesmo. Escolha um se dedique a uma atividade.


  • Divirta-se


Não estamos falando de comemoração, nem de antigos hábitos que demandam aglomeração para se divertir. Mas você pode reservar um momento do seu dia para assistir uma série, se dedicar a um hobby novo, ler aqueles livros que você tanto queria... Se está isolado em família, pode se unir a eles para uma rodada de jogos de tabuleiro. Não precisa ficar de luto 24 horas por dia. A diversão faz parte da saúde mental também.


  • Seja solidário


Você pode unir o útil ao agradável e se engajar em ações assistencialistas. O nome pode parecer pejorativo, mas a crise é econômica também e milhares de pessoas acabaram ficando sem o básico na pandemia. Ser solidário traz um bem incalculável para quem pratica e para quem recebe ajuda.


  • Estude algo novo, se aprimore, desafie-se.


Os cursos dobraram a oferta durante a pandemia. Tem curso para tudo e alguns são até gratuitos. Desde para aprimorar a carreira como para aprender qualquer atividade nova. Essa talvez seja a sua oportunidade.


  • Não se isole!


Estar em isolamento social não significa isolamento total. Interaja com as pessoas que moram com você, participe de encontros online, mantenha o contato com seus amigos, converse com pessoas que estão passando pela mesma situação que você, enfim, não fique sozinho. Use e abuse das mídias sociais para este fim. Caso não tenha muitos amigos ou familiares disponíveis, procure grupos de apoio na internet. Procure um com o qual se identifique e encontre-se.


  • Cultive uma alimentação mais saudável


Cuidado com os deliverys de fast food! Aproveite para se informar mais sobre uma dieta saudável e cuide do seu corpo. Aproveite para abandonar maus hábitos, faça um check-up médico e comece com práticas mais positivas como incluir mais alimentos sem gordura trans na dieta.


  • Respeite suas horas de sono.


Uma forma de perder o controle da sua vida é não controlar os horários de sono. Trocar a noite pelo dia, nunca tirar o pijama, são péssimos hábitos... Marque uma hora pra dormir e procure pelo menos cumprir oito horas de sono.


  • Tenha uma rotina.

É muito importante criar uma rotina e ter metas. Esse item complementa o anterior. Isso não significa que você precisa se forçar a ser produtivo. Não foque em apenas um aspecto da vida e procure equilibrar seu dia com as coisas que te fazem bem. Dose trabalho, estudo e diversão.


  • Não existem dicas infalíveis


Talvez as circunstâncias da vida tornem todas essas dicas superficiais demais para você. Elas não são universais e infalíveis. Por isso, se nenhuma resolver, procure um profissional. As pessoas tendem a achar que o fato de procurar um psicólogo indica certa fraqueza ou doença psíquica. Nem sempre. A psicologia pode ajudar a você ter um autoconhecimento maior de forma que você possa criar sua própria lista para estar saudável e protegido.






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page